quarta-feira, 9 de março de 2011

Lei Maria da Penha (L. 11.340/06) em Áudio | Materiais de Concurso

Está é uma lei um pouco polêmica, visto que somente é aplicada às mulheres, porém, há discussões para que ela possa ser aplicada em relação aos homens - calcada no princípio da igualdade.

Veja parte da entrevista que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a deputada federal licenciada Iriny Lopes (PT-ES) deu ao G1 em 08/03/2011:
"... defende que a Lei Maria da Penha, criada para proteger as mulheres em situação de violência, não seja aplicada para beneficiar também homens agredidos por suas companheiras... A lei é clara. (...) É para ser aplicada para proteger mulheres agredidas. Os homens são amparados pela legislação comum, o próprio Código Penal dá proteção a esses homens. Não é adequada a utilização para homens..." 
Corre no STF uma Ação Direta de Constitucionalidade*, formalizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não foi julgada.
     * Tentativa de declarar determinada norma como
     constitucional, a fim de evitar controvésias 
     futuras.

Minha humilde opinião quanto ao caso: a mulher sempre foi (e creio que sempre será) a parte mais fraca da relação (conjugal, familiar etc), fazendo uma analogia ao Direito do Consumidor, a mulher é a parte "hiposuficiente". Não estou, aqui, desmerecendo a mulher ou sendo machista, é só a realidade, que está mudando pouco a pouco. Então, partindo do que disse acima, a meu ver, a lei deve ser aplicada somente às mulheres.

Para aqueles que pretendem fazer concursos que avaliam o conhecimento na área Penal, esta é uma boa pedida para os estudos.
Quem escuta* mais, aprende mais.
       * estar consciente do que está ouvindo

 - Para quem quer artigo por artigo: Clique Aqui

 - Para quem quer a íntegra: Clique Aqui
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.