quinta-feira, 10 de março de 2011

Ler a Prova Antes de Iniciar a Redação - Importante | Materiais de Concurso

Na volta para minha casa (12 horas de ônibus), após o último concurso público que fiz (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), ouvi algumas pessoas dizendo que começaram a prova com a redação, com medo de não ter tempo para fazê-la após responder as questões objetivas.
Inclusive, um colega concurseiro comentou comigo que fez isso.

Mas, dei minha opinião (geral, não somente para aquela prova) a ele, que aceitou e concordou. Falei que nas questões objetivas (principalmente em Português) podem vir diversas dicas sobre o tema da redação (obs.: o primeiro texto da prova de Português falava um pouco sobre o tema da redação).
O tema da redação era, basicamente, a liberdade de imprensa e, o primeiro texto da prova de Português (pelo menos a minha) era sobre a imprensa, com ênfase nos blogs.

Já venho fazendo isso nos últimos concursos (TRT12 e TRT23) pois me dei mal na redação do MPU, quando fiz primeiro a redação (além de não ter chances de "pegar" umas dicas nas questões objetivas, ainda fiquei mais tenso).


Então, a quem ler este artigo e não tinha este pensamento em mente, sugiro que façam desta forma. Facilita bastante, pois você pode lembrar de alguma palavra mais difícil ou alguma expressão que você não sabia como escrevia. Com isso, pode obter mais confiança e, consequentemente, mais gás para dissertar.

Bons estudos.
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.