quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Direito do Trabalho: Terceirização

Lhes trago uma aula, em PDF, sobre a Terceirização de mão-de-obra, assunto que é bem abordado nas provas e exames que abordam o Direito do Trabalho.

A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações. É observada, principalmente, em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc.

Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.

O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. 
Há um sério risco em atrelar a terceirização à redução de custo, porque, na maioria das vezes, não é esse o resultado. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.

Download: ►Clique Aqui
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.